terça-feira, 25 de agosto de 2015

Registro digital do plano Hipertextualizando sobre o uso do whatsapp


Olá!

Realizando um registro digital, requisitado pela administração do curso TIC 2015(plataforma e-proinfo), convido os internautas que acessarem este blog a visitarem alguns espaços virtuais e acompanharem a elaboração, a análise e o desenvolvimento do plano de trabalho do grupo que integrei. 

Foi uma experiência significativa, para os que propuseram a atividade, para a professora regente e alunos envolvidos e, embora, a tenhamos executado em tempo hábil, somente agora pude registrá-la, de forma aproximada, do que foi solicitado.

Primeiramente, formamos um trio de alunos do curso para elaborarmos o plano de trabalho solicitado, conforme post publicado às 15:19:30h, do dia 15/07/2015, em  http://aleconectada.blogspot.com.br/.

Durante a vivência prática da atividade, nos reunimos para analisar o plano, junto à professora convidada (Marilene carvalho, responsável por ministrar aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio, do CE Presidente Sarney). Acompanhem este momento via link http://aleconectada.blogspot.com.br/, postado no dia 21 de agosto de 2015, às 11:09h.



Diante do exposto, vivenciamos a prática do plano elaborado e analisado, junto a alunos do terceiro ano do Ensino Médio, do CE Presidente Sarney, em Bacabal/Maranhão, no período de 12 a 14 de agosto de 2015, conforme posts com fotos e vídeo, divulgados em 21 de agosto, nos horários 11:43, 11:50 3 11:53h e na manhã do dia 25/08/15, em https://www.facebook.com/IASDCENTRALDODISTRITOBACABAL

















O plano de trabalho, versão final, segue abaixo:

PLANO DE TRABALHO

1. Autores: Alessandra Cunha, Edilene Cruz e Ribamar Ribeiro

2. Escola: Centro de Ensino Presidente José Sarney

3. Tema: Hipertextualizando sobre o uso do wattsapp

4. Competências, saberes e capacidades:

Professor
  • Conhecer as possibilidades e vantagens didático-pedagógicas do uso do wattsapp na produção textual e hipertextual;
  • Reconhecer o wattaspp como ambiente favorável para o processo de ensino e aprendizagem escolar;
  • Estimular o uso do aplicativo wattsapp como recurso para auxiliar na apreensão dos conteúdos curriculares.

Aluno
  • Dominar a estruturação de hipertexto e o uso do wattsapp como recurso pedagógico;
  • Identificar as características de um hipertexto;
  • Produzir texto/hipertexto apresentando a funcionalidade e as possibilidades do uso wattaspp na atualidade.

5. Conteúdos:

5.1 Conhecimentos prévios sondados junto aos alunos, acerca de:
- concepções de texto e hipertextos;
- uso do whatsapp na atualidade.

5.2 Noções sobre texto e hipertexto

5.3 Características de um hipertexto

5.4 Funcionalidade do whatsapp e suas possibilidades de uso

6. Componente Curricular:

Língua Portuguesa

7. Público alvo:

Alunos do 3º Ano C – matutino.
8. Tempo Estimado:
5 h aulas de 45 minutos (período: 12 a 14 de agosto de 2015)

9. Recursos necessários:

  • Aparelhos celulares e outros dispositivos;
  • Computadores com acesso à internet;
  • Projetor para exibição e análise dos conteúdos da atividade proposta;
  • Cópia de texto sobre o uso do whatsapp

10. Sequência didática (estratégias de trabalho)

10.1 Formação da equipe de trabalho para:

- pesquisas individuais sobre o hipertexto, modelos de planos de trabalho e atividades sobre hipertexto;
- reuniões para fins de definição de tema da atividade, escola campo, público alvo, tempo estimado e elaboração da estrutura do plano de trabalho.

10. 2 Construção coletiva do plano de trabalho pelos cursistas envolvidos e elaboração e impressão de materiais de suporte (textos, termos de autorização de divulgação de imagens e sons, slides).

10.3 Apresentação e análise do plano de trabalho na escola campo indicada, no dia 05 de agosto de 2015, junto à professora regente de Língua Portuguesa na turma selecionada como público alvo, para fins de mobilização da mesma para a execução do trabalho e estabelecimento de tempo pedagógico para que esta se aproprie do conteúdo do plano e sinta-se segura para operacionalizá-lo, sendo que o plano já havia sido analisado, via e-mail, pela professora envolvida, desde a última semana de julho de 2015. Responsáveis: Cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

10.4 Apresentação e análise do plano de trabalho na escola campo indicada, junto aos alunos envolvidos, no dia 12 de agosto de 2015, a fim de mobilizá-los e provocar o seu protagonismo durante a execução da proposta. Responsáveis: Cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene a professora regente.

10.5 Dia 12/08/15 - Sondagem de conhecimentos prévios sobre concepções de texto, hipertexto e uso do whatsapp na atualidade, através de montagem de painel “O que entendo/penso sobre o whatsapp”. Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

10.6 Dia 12/08/15 - Exibição e análise de vídeo sobre o surgimento e uso do whatsapp na contemporaneidade. Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

10.7 Dia 12/08/15 - Leitura interpretativa de texto sobre o uso do whatsapp na atualidade. Responsável: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

10.8 Dia 13/08/15 - Exposição dialogada sobre hipertextualidade e apresentação de hipertextos, através do acesso a sites como http://g1.globo.com e http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipédia:Página principal, solicitando aos alunos que evidenciem diferenças e semelhanças entre os sites visitados, presença ou não de imagens, textos, arquivos sonoros, links, linearidade ou não de leitura, dentre outros aspectos. Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

10.9 Dia 13/08/15 - Organização dos alunos em dupla, para produção de hipertextos sobre o uso do whatsapp. Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

10.10 Dias 13 e 14/08/15 - Realização de atividades no Laboratório de Informática educacional da escola/LIED, com o uso das máquinas do local e/ou dispositivos dos alunos: alunos organizados em duplas, por computador ou seu dispositivo pessoal, para acessar páginas virtuais que apresentem exemplos/modelos de hipertextos(de forma orientada) e construírem hipertextos sobre a temática estudada, sendo que a construção do hipertexto deve ser orientada pela docente responsável e realizada via computador do LIED. Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

10.11 Dia 14/08/15 - Visitação das duplas aos computadores utilizados pelos colegas de sala para visualização rápida das produções do grupo(breve socialização dos trabalhos realizados). Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

10.12 Dia 14/08/15 - Divulgação dos hipertextos produzidos em redes sociais da escola e/ou utilizadas pelos alunos, por meio do uso dos computadores do LIED ou dispositivos pessoais de uso discente. Responsáveis: Professora regente e alunos observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

10.13 Dia 14/08/15 - Avaliação individual oral e escrita das atividades realizadas, por meio do aperfeiçoamento do painel “ O que entendia e o que entendo, agora, sobre o whatsapp” e relatos divulgados em grupo do whats, criado pela liderança da turma, sob orientação da professora regente de sala. Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

11. Avaliação

A avaliação ocorrerá de forma gradativa, por meio da observação da participação dos alunos, durante as exposições dialogadas realizadas, leitura e análise de textos e vídeos, construção e divulgação de hipertextos, a qualidade de suas produções orais e escritas, montagem de painel de aprendizagens prévias e construídas a partir da exploração do tema, relatos em grupo da turma no ambiente whatsapp, bem como sua habilidade para trabalhar em duplas e seu potencial criativo.

Haverá também avaliação externa do plano de trabalho por usuários que visitarão os blogs dos alunos do curso Ensinando e aprendendo com as TICs e o banco de atividades do Portal do Professor, bem como dos hipertextos construídos pelos alunos, por meio da visitação de usuários às redes sociais por estes utilizadas.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

Disponível em:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html (planos de aula sobre hipertextualidade)


http://piwik.seer.fclar.unesp.br/alfa/article/viewFile/1425/1126 (textoHipertexto e construção do sentidode Ingedore G. Villaça Koch














Um comentário:

  1. Alessandra, esse projeto aula, está com uma temática bem interessante para ser trabalhado e bem detalhado. Acredito que já podem tentar postar no portal.
    Parabéns!
    Nazaré

    ResponderExcluir