Olá!
Realizando
um registro digital, requisitado pela administração do curso TIC
2015(plataforma e-proinfo), convido os internautas que acessarem este
blog a visitarem alguns espaços virtuais e acompanharem a
elaboração, a análise e o desenvolvimento do plano de trabalho do
grupo que integrei.
Foi
uma experiência significativa, para os que propuseram a atividade,
para a professora regente e alunos envolvidos e, embora, a tenhamos
executado em tempo hábil, somente agora pude registrá-la, de forma
aproximada, do que foi solicitado.
Primeiramente,
formamos um trio de alunos do curso para elaborarmos o plano de
trabalho solicitado, conforme post publicado às 15:19:30h, do dia
15/07/2015, em http://aleconectada.blogspot.com.br/.
Durante
a vivência prática da atividade, nos reunimos para analisar o
plano, junto à professora convidada (Marilene carvalho, responsável
por ministrar aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio, do CE
Presidente Sarney). Acompanhem este momento via link
http://aleconectada.blogspot.com.br/,
postado no dia 21 de agosto de 2015, às 11:09h.
Diante
do exposto, vivenciamos a prática do plano elaborado e analisado,
junto a alunos do terceiro ano do Ensino Médio, do CE Presidente
Sarney, em Bacabal/Maranhão, no período de 12 a 14 de agosto de
2015, conforme posts com fotos e vídeo, divulgados em 21 de agosto,
nos horários 11:43, 11:50 3 11:53h e na manhã do dia 25/08/15, em
https://www.facebook.com/IASDCENTRALDODISTRITOBACABAL
O
plano de trabalho, versão final, segue abaixo:
PLANO
DE TRABALHO
1. Autores:
Alessandra Cunha, Edilene Cruz e Ribamar Ribeiro
2. Escola:
Centro de Ensino Presidente José Sarney
3. Tema:
Hipertextualizando sobre o uso do wattsapp
4. Competências,
saberes e capacidades:
Professor
- Conhecer as possibilidades e vantagens didático-pedagógicas do uso do wattsapp na produção textual e hipertextual;
- Reconhecer o wattaspp como ambiente favorável para o processo de ensino e aprendizagem escolar;
- Estimular o uso do aplicativo wattsapp como recurso para auxiliar na apreensão dos conteúdos curriculares.
Aluno
- Dominar a estruturação de hipertexto e o uso do wattsapp como recurso pedagógico;
- Identificar as características de um hipertexto;
- Produzir texto/hipertexto apresentando a funcionalidade e as possibilidades do uso wattaspp na atualidade.
5. Conteúdos:
5.1 Conhecimentos
prévios sondados junto aos alunos, acerca de:
- concepções de
texto e hipertextos;
- uso do whatsapp na
atualidade.
5.2 Noções sobre
texto e hipertexto
5.3 Características
de um hipertexto
5.4 Funcionalidade
do whatsapp e suas possibilidades de uso
6.
Componente Curricular:
Língua Portuguesa
7.
Público alvo:
Alunos do 3º Ano C
– matutino.
8. Tempo
Estimado:
5 h aulas de 45
minutos (período: 12 a 14 de agosto de 2015)
9. Recursos
necessários:
- Aparelhos celulares e outros dispositivos;
- Computadores com acesso à internet;
- Projetor para exibição e análise dos conteúdos da atividade proposta;
- Cópia de texto sobre o uso do whatsapp
10. Sequência
didática (estratégias de trabalho)
10.1
Formação da equipe de trabalho para:
-
pesquisas individuais sobre o hipertexto, modelos de planos de
trabalho e atividades sobre hipertexto;
-
reuniões para fins de definição de tema da atividade, escola
campo, público alvo, tempo estimado e elaboração da estrutura do
plano de trabalho.
10.
2 Construção coletiva do plano de trabalho pelos cursistas
envolvidos e elaboração e impressão de materiais de suporte
(textos, termos de autorização de divulgação de imagens e sons,
slides).
10.3
Apresentação e análise do plano de trabalho na escola campo
indicada, no dia 05 de agosto de 2015, junto à professora regente de
Língua Portuguesa na turma selecionada como público alvo, para fins
de mobilização da mesma para a execução do trabalho e
estabelecimento de tempo pedagógico para que esta se aproprie do
conteúdo do plano e sinta-se segura para operacionalizá-lo, sendo
que o plano já havia sido analisado, via e-mail, pela professora
envolvida, desde a última semana de julho de 2015. Responsáveis:
Cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.
10.4
Apresentação e análise do plano de trabalho na escola campo
indicada, junto aos alunos envolvidos, no dia 12 de agosto de 2015, a
fim de mobilizá-los e provocar o seu protagonismo durante a execução
da proposta. Responsáveis: Cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene a
professora regente.
10.5
Dia 12/08/15 - Sondagem de conhecimentos prévios sobre concepções
de texto, hipertexto e uso do whatsapp na atualidade, através de
montagem de painel “O que entendo/penso sobre o whatsapp”.
Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos
cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.
10.6
Dia 12/08/15 - Exibição e análise de vídeo sobre o surgimento e
uso do whatsapp na contemporaneidade. Responsáveis: Professora
regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e
Edilene.
10.7 Dia 12/08/15 -
Leitura interpretativa de texto sobre o uso do whatsapp na
atualidade. Responsável: Professora regente e alunos, observados
pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.
10.8
Dia 13/08/15 - Exposição
dialogada
sobre
hipertextualidade
e
apresentação
de
hipertextos,
através
do
acesso
a
sites
como
http://g1.globo.com
e
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipédia:Página
principal,
solicitando
aos
alunos
que
evidenciem
diferenças
e
semelhanças
entre
os
sites
visitados,
presença
ou
não
de
imagens,
textos,
arquivos
sonoros,
links,
linearidade
ou
não
de
leitura,
dentre
outros
aspectos.
Responsáveis:
Professora
regente
e
alunos,
observados
pelos
cursistas
Alessandra,
Ribamar
e
Edilene.
10.9
Dia 13/08/15 - Organização dos alunos em dupla, para produção de
hipertextos sobre o uso do whatsapp. Responsáveis: Professora
regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e
Edilene.
10.10
Dias 13 e 14/08/15 - Realização de atividades no Laboratório de
Informática educacional da escola/LIED, com o uso das máquinas do
local e/ou dispositivos dos alunos: alunos organizados em duplas, por
computador ou seu dispositivo pessoal, para acessar páginas virtuais
que apresentem exemplos/modelos de hipertextos(de forma orientada)
e construírem hipertextos sobre a temática estudada, sendo que a
construção do hipertexto deve ser orientada pela docente
responsável e realizada via computador do LIED. Responsáveis:
Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra,
Ribamar e Edilene.
10.11
Dia 14/08/15 - Visitação das duplas aos computadores utilizados
pelos colegas de sala para visualização rápida das produções do
grupo(breve socialização dos trabalhos realizados). Responsáveis:
Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra,
Ribamar e Edilene.
10.12
Dia 14/08/15 - Divulgação dos hipertextos produzidos em redes
sociais da escola e/ou utilizadas pelos alunos, por meio do uso dos
computadores do LIED ou dispositivos pessoais de uso discente.
Responsáveis: Professora regente e alunos observados pelos cursistas
Alessandra, Ribamar e Edilene.
10.13
Dia 14/08/15 - Avaliação individual oral e escrita das atividades
realizadas, por meio do aperfeiçoamento do painel “ O que entendia
e o que entendo, agora, sobre o whatsapp” e relatos divulgados em
grupo do whats, criado pela liderança da turma, sob orientação da
professora regente de sala. Responsáveis: Professora regente e
alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.
11. Avaliação
A avaliação
ocorrerá de forma gradativa, por meio da observação da
participação dos alunos, durante as exposições dialogadas
realizadas, leitura e análise de textos e vídeos, construção e
divulgação de hipertextos, a qualidade de suas produções orais e
escritas, montagem de painel de aprendizagens prévias e construídas
a partir da exploração do tema, relatos em grupo da turma no
ambiente whatsapp, bem como sua habilidade para trabalhar em duplas e
seu potencial criativo.
Haverá também
avaliação externa do plano de trabalho por usuários que visitarão
os blogs dos alunos do curso Ensinando e aprendendo com as TICs e o
banco de atividades do Portal do Professor, bem como dos hipertextos
construídos pelos alunos, por meio da visitação de usuários às
redes sociais por estes utilizadas.
BIBLIOGRAFIA
CONSULTADA:
Disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
(planos
de
aula
sobre
hipertextualidade)
http://piwik.seer.fclar.unesp.br/alfa/article/viewFile/1425/1126
(texto
“Hipertexto
e
construção
do
sentido”
de
Ingedore
G.
Villaça
Koch
Alessandra, esse projeto aula, está com uma temática bem interessante para ser trabalhado e bem detalhado. Acredito que já podem tentar postar no portal.
ResponderExcluirParabéns!
Nazaré