quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Atividade 3.4 do Curso TIC 2015 _ Plano de trabalho a ser desenvolvido em sala de aula


Atividade 3.4 do Curso TIC 2015 
PLANO DE AULA PARA USO DO WHATSAPP NA ESCOLA



Autora?

Alessandra Márcia O. Santos, Pedagoga especializada em Psicopedagogia e que atua como formadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais em Bacabal/MA, na condição de servidora pública estadual.

O que se propõe?

O uso do whatsApp na escola, durante todo o ano letivo, dentro e fora do espaço de sala de aula, por meio do uso de dispositivos móveis ou computadores de mesa, devidamente orientado e supervisionado por profissionais envolvidos, considerando que um dos principais aplicativos de troca de mensagens instantâneas online, de comunicação intensa, no momento, é o whatsApp.

A proposta é direcionada a qualquer escola pública ou particular que tenha condições e disposição para mobilizar a comunidade escolar no sentido de realizá-la.

Estrutura curricular

Nível de Ensino: Médio

Componente curricular: História

Tema: Como usar melhor o whatsApp para aprender na escola e ser incluído socialmente?


Quais questionamentos de alunos, professora envolvida e autora deste plano, originaram esta pesquisa?

Eu uso whatsApp no dia a dia? Como? Para quê?

Por que usar o whatsApp na escola?

Como usar o whatsApp na escola?

Eu uso o whatsApp na escola? Como? Para quê?

Como posso otimizar o uso do whatsApp na escola e sentir-me incluído socialmente?


Onde se quer chegar?

Promover a inclusão social com ensino de qualidade por meio do uso do aplicativo whatsApp; Formar alunos comprometidos com o uso responsável das tecnologias disponíveis para que sejam no futuro adultos atuantes de forma conscienciosa; e possibilitar o alcance da excelência no ensino por meio de experiências pedagógicas com novas tecnologias disponíveis, considerando que:


  • o crescente uso das tecnologias móveis tem levado a educação a distância a adotar novas modalidades de aprendizagem e em decorrência disso, o Mobile Learning(Aprendizagem Móvel) tem sido utilizado dentro e fora da sala de aula como uma poderosa ferramenta de ensino.
  • M-Learning, de modo geral, é uma modalidade de ensino em que os dispositivos móveis são utilizados dentro e fora de sala de aula para auxiliar o processo de aprendizagem.
  • WhatsApp é um aplicativo multiplataforma que permite trocar mensagens pelo celular gratuitamente, além disso, seus usuários podem criar grupos de até 50 participantes; enviar mensagens ilimitadas com imagens, vídeos e áudio; compartilhar localização; fazer backup do conteúdo postado nos grupos, dentre outros.
  • as mensagens transmitidas quando o dispositivo está fora da área de cobertura ou desligado, são automaticamente salvas e recuperadas quando a rede é restaurada ou quando o dispositivo for ligado. Outra vantagem é que não há necessidade de se lembrar senhas ou nomes de usuários, pois o aplicativo funciona através de números de telefone e se integra com a agenda de endereços dos usuários.
  • grupos de pessoas que possui um dispositivo que ainda não é compatível com o famoso app, podem usar como alternativa, a versão desktop do WhatsApp.


Duração da atividade:
3 aulas de aproximadamente 50 minutos


O que os alunos poderão aprender?
A utilizar melhor e de forma mais responsável, o whatsApp na escola e fora dela, sentindo-se incluído socialmente.

Sondagem de conhecimentos prévios dos alunos:

Qual a forma/meio de comunicação que você mais utiliza, atualmente?

Você utiliza, no cotidiano, o whatsApp para comunicar-se? Como? Por quê?

E na escola, você usa o whatsApp? De que forma? Para quê?

Você vê o uso do whatsApp na escola como promotor de aprendizagens e de inclusão social?

Como o uso do whatsApp na escola pode ser potencializado?

Eu uso o whatsApp de forma responsável? Como isso acontece?


Quais ações desenvolveremos e recursos utilizaremos para chegar/alcançar resultados previstos?


  • Mobilização para o uso do aplicativo whatsApp na escola, por meio de conversas informais e aula expositiva dialogada, sobre a natureza do aplicativo, possibilidades, limites, riscos e benefícios, utilizando computadores de mesa, dispositivos móveis e projetor de imagem;
  • Identificação de alunos que são usuários do aplicativo antes do desenvolvimento da proposta em questão;
  • Aula expositiva dialogada sobre o uso contemporâneo do whatsApp dentro e fora de sala de aula e sobre suas implicações/responsabilidades;
  • Organização de alunos, em duplas, se necessário e possível, para uso do aplicativo em dispositivos móveis ou computadores de mesa, caso não haja acesso a estes recursos, por parte de todos, de forma individual;
  • Promoção de capacitação para os envolvidos que precisarem de formação inicial para o uso do aplicativo em questão, durante as aulas construídas.
  • Organização de um grupo WhatsApp com os alunos da sala de aula envolvida, definindo temas a serem tratados, tendo uma professora responsável pela supervisão do uso da ferramenta.
  • Definição de regras claras sobre o uso para fins educativos do whatsApp como ferramenta colaborativa.
  • Compartilhamento de informações, arquivos, fotos, áudios e vídeos relacionados ao tema abordado em sala de aula, devidamente supervisionado pela professora responsável.
  • Envio de mensagens motivacionais que permitam maior proximidade e confiança junto aos alunos.
  • Incentivo à discussão e o debate sobre o temas abordado em sala de aula para fortalecer a argumentação e pensamento crítico, via uso do aplicativo.
  • Uso do aplicativo como ferramenta valiosa para responder a perguntas, como canal aberto para facilitar o feedback contínuo e em tempo hábil.
  • Promoção de pequenos fóruns ou tutoriais para esclarecer conceitos, controlar tarefas e apresentar resultados de avaliações com o compartilhamento de esclarecimento e os devidos cuidados para não expor os alunos a qualquer constrangimento por meio de comentários avaliativos, mas promover procedimento ético de avaliação que favoreça a melhoria dos indicadores educacionais dos envolvidos.
  • Favorecimento da comunicação entre todos os membros do grupo, de forma responsável, e socialização de comentários sobre as formas de monitoramento e avaliação da atividade desenvolvida.
  • Elaboração do produto final da atividade: a construção de hipertextos individuais ou em duplas sobre a otimização do uso do whatsApp como recurso pedagógico na escola e promotor de inclusão social.


Como avaliar continuamente os acertos e erros durante o caminho?

Promover conversas informais e formais, uso de instrumentos específicos e construção textual(hipertexto), de forma presencial ou à distância, no início e durante todo o desenvolvimento do plano para ajudar os alunos a refletirem sobre o uso do whatsApp na escola e fora dela, bem como sobre quais conteúdos, deles próprios ou de outras pessoas, podem compartilhar, analisando itens como “É verdadeiro? É útil? É necessário? Pode fazer mal a alguém?”, a fim de que todos os envolvidos aprendam sobre o que, como e quando divulgar algo no mundo virtual, bem como preenchimento de instrumentos de avaliação, divulgados no grupo do whatsApp que viabiliza a proposta em tela.

Assim, todos poderão refletir sobre os desdobramentos/consequências de suas ações e usar o aplicativo em questão, bem como outros, de forma mais responsável. A orientação deve primar pelo resguardo quanto à segurança e intimidade dos usuários, porque assim como em ambientes físicos, no virtual também há pessoas de má índole e, por isso, é preciso o máximo de cautela. A tecnologia é positiva, desde que o usuário tenha orientação, supervisão ou maturidade emocional.

Sabe-se que os jovens são os que mais utilizam o WhatsApp. E, a escola - local onde crianças e adolescentes passam a maior parte do tempo -, precisa lidar com a questão também.

Assim sendo, a escola precisa construir, conjuntamente com seus alunos, regulamento bastante claro com relação ao uso de dispositivos eletrônicos, aplicativos, redes sociais, dentre outros, no ambiente escolar, definindo possibilidades e limites.

Para a psicóloga Silvia Stefanini, a palavra de ordem quando o assunto é utilização da tecnologia é moderação. “O aplicativo é muito bom, mas tem que ter discernimento em seu uso”, pondera.

Sobre o controle do que o adolescente envia ou com que ele mantém contato, é preciso que na escola, os profissionais envolvidos em atividades que incluam o uso de redes sociais, dentre outros mecanismos, orientem e supervisionem e que em casa os pais façam o mesmo, quando necessário e possível, pois se os pais dão um celular para o filho ou possibilitam uso de computador de mesa e outros dispositivos eletrônicos, precisam monitorar também, a fim de contribuir para um uso responsável e benéfico de diferentes mídias sociais.

Fontes:




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