quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Atividade 3.4 do Curso TIC 2015 _ Plano de trabalho a ser desenvolvido em sala de aula


Atividade 3.4 do Curso TIC 2015 
PLANO DE AULA PARA USO DO WHATSAPP NA ESCOLA



Autora?

Alessandra Márcia O. Santos, Pedagoga especializada em Psicopedagogia e que atua como formadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais em Bacabal/MA, na condição de servidora pública estadual.

O que se propõe?

O uso do whatsApp na escola, durante todo o ano letivo, dentro e fora do espaço de sala de aula, por meio do uso de dispositivos móveis ou computadores de mesa, devidamente orientado e supervisionado por profissionais envolvidos, considerando que um dos principais aplicativos de troca de mensagens instantâneas online, de comunicação intensa, no momento, é o whatsApp.

A proposta é direcionada a qualquer escola pública ou particular que tenha condições e disposição para mobilizar a comunidade escolar no sentido de realizá-la.

Estrutura curricular

Nível de Ensino: Médio

Componente curricular: História

Tema: Como usar melhor o whatsApp para aprender na escola e ser incluído socialmente?


Quais questionamentos de alunos, professora envolvida e autora deste plano, originaram esta pesquisa?

Eu uso whatsApp no dia a dia? Como? Para quê?

Por que usar o whatsApp na escola?

Como usar o whatsApp na escola?

Eu uso o whatsApp na escola? Como? Para quê?

Como posso otimizar o uso do whatsApp na escola e sentir-me incluído socialmente?


Onde se quer chegar?

Promover a inclusão social com ensino de qualidade por meio do uso do aplicativo whatsApp; Formar alunos comprometidos com o uso responsável das tecnologias disponíveis para que sejam no futuro adultos atuantes de forma conscienciosa; e possibilitar o alcance da excelência no ensino por meio de experiências pedagógicas com novas tecnologias disponíveis, considerando que:


  • o crescente uso das tecnologias móveis tem levado a educação a distância a adotar novas modalidades de aprendizagem e em decorrência disso, o Mobile Learning(Aprendizagem Móvel) tem sido utilizado dentro e fora da sala de aula como uma poderosa ferramenta de ensino.
  • M-Learning, de modo geral, é uma modalidade de ensino em que os dispositivos móveis são utilizados dentro e fora de sala de aula para auxiliar o processo de aprendizagem.
  • WhatsApp é um aplicativo multiplataforma que permite trocar mensagens pelo celular gratuitamente, além disso, seus usuários podem criar grupos de até 50 participantes; enviar mensagens ilimitadas com imagens, vídeos e áudio; compartilhar localização; fazer backup do conteúdo postado nos grupos, dentre outros.
  • as mensagens transmitidas quando o dispositivo está fora da área de cobertura ou desligado, são automaticamente salvas e recuperadas quando a rede é restaurada ou quando o dispositivo for ligado. Outra vantagem é que não há necessidade de se lembrar senhas ou nomes de usuários, pois o aplicativo funciona através de números de telefone e se integra com a agenda de endereços dos usuários.
  • grupos de pessoas que possui um dispositivo que ainda não é compatível com o famoso app, podem usar como alternativa, a versão desktop do WhatsApp.


Duração da atividade:
3 aulas de aproximadamente 50 minutos


O que os alunos poderão aprender?
A utilizar melhor e de forma mais responsável, o whatsApp na escola e fora dela, sentindo-se incluído socialmente.

Sondagem de conhecimentos prévios dos alunos:

Qual a forma/meio de comunicação que você mais utiliza, atualmente?

Você utiliza, no cotidiano, o whatsApp para comunicar-se? Como? Por quê?

E na escola, você usa o whatsApp? De que forma? Para quê?

Você vê o uso do whatsApp na escola como promotor de aprendizagens e de inclusão social?

Como o uso do whatsApp na escola pode ser potencializado?

Eu uso o whatsApp de forma responsável? Como isso acontece?


Quais ações desenvolveremos e recursos utilizaremos para chegar/alcançar resultados previstos?


  • Mobilização para o uso do aplicativo whatsApp na escola, por meio de conversas informais e aula expositiva dialogada, sobre a natureza do aplicativo, possibilidades, limites, riscos e benefícios, utilizando computadores de mesa, dispositivos móveis e projetor de imagem;
  • Identificação de alunos que são usuários do aplicativo antes do desenvolvimento da proposta em questão;
  • Aula expositiva dialogada sobre o uso contemporâneo do whatsApp dentro e fora de sala de aula e sobre suas implicações/responsabilidades;
  • Organização de alunos, em duplas, se necessário e possível, para uso do aplicativo em dispositivos móveis ou computadores de mesa, caso não haja acesso a estes recursos, por parte de todos, de forma individual;
  • Promoção de capacitação para os envolvidos que precisarem de formação inicial para o uso do aplicativo em questão, durante as aulas construídas.
  • Organização de um grupo WhatsApp com os alunos da sala de aula envolvida, definindo temas a serem tratados, tendo uma professora responsável pela supervisão do uso da ferramenta.
  • Definição de regras claras sobre o uso para fins educativos do whatsApp como ferramenta colaborativa.
  • Compartilhamento de informações, arquivos, fotos, áudios e vídeos relacionados ao tema abordado em sala de aula, devidamente supervisionado pela professora responsável.
  • Envio de mensagens motivacionais que permitam maior proximidade e confiança junto aos alunos.
  • Incentivo à discussão e o debate sobre o temas abordado em sala de aula para fortalecer a argumentação e pensamento crítico, via uso do aplicativo.
  • Uso do aplicativo como ferramenta valiosa para responder a perguntas, como canal aberto para facilitar o feedback contínuo e em tempo hábil.
  • Promoção de pequenos fóruns ou tutoriais para esclarecer conceitos, controlar tarefas e apresentar resultados de avaliações com o compartilhamento de esclarecimento e os devidos cuidados para não expor os alunos a qualquer constrangimento por meio de comentários avaliativos, mas promover procedimento ético de avaliação que favoreça a melhoria dos indicadores educacionais dos envolvidos.
  • Favorecimento da comunicação entre todos os membros do grupo, de forma responsável, e socialização de comentários sobre as formas de monitoramento e avaliação da atividade desenvolvida.
  • Elaboração do produto final da atividade: a construção de hipertextos individuais ou em duplas sobre a otimização do uso do whatsApp como recurso pedagógico na escola e promotor de inclusão social.


Como avaliar continuamente os acertos e erros durante o caminho?

Promover conversas informais e formais, uso de instrumentos específicos e construção textual(hipertexto), de forma presencial ou à distância, no início e durante todo o desenvolvimento do plano para ajudar os alunos a refletirem sobre o uso do whatsApp na escola e fora dela, bem como sobre quais conteúdos, deles próprios ou de outras pessoas, podem compartilhar, analisando itens como “É verdadeiro? É útil? É necessário? Pode fazer mal a alguém?”, a fim de que todos os envolvidos aprendam sobre o que, como e quando divulgar algo no mundo virtual, bem como preenchimento de instrumentos de avaliação, divulgados no grupo do whatsApp que viabiliza a proposta em tela.

Assim, todos poderão refletir sobre os desdobramentos/consequências de suas ações e usar o aplicativo em questão, bem como outros, de forma mais responsável. A orientação deve primar pelo resguardo quanto à segurança e intimidade dos usuários, porque assim como em ambientes físicos, no virtual também há pessoas de má índole e, por isso, é preciso o máximo de cautela. A tecnologia é positiva, desde que o usuário tenha orientação, supervisão ou maturidade emocional.

Sabe-se que os jovens são os que mais utilizam o WhatsApp. E, a escola - local onde crianças e adolescentes passam a maior parte do tempo -, precisa lidar com a questão também.

Assim sendo, a escola precisa construir, conjuntamente com seus alunos, regulamento bastante claro com relação ao uso de dispositivos eletrônicos, aplicativos, redes sociais, dentre outros, no ambiente escolar, definindo possibilidades e limites.

Para a psicóloga Silvia Stefanini, a palavra de ordem quando o assunto é utilização da tecnologia é moderação. “O aplicativo é muito bom, mas tem que ter discernimento em seu uso”, pondera.

Sobre o controle do que o adolescente envia ou com que ele mantém contato, é preciso que na escola, os profissionais envolvidos em atividades que incluam o uso de redes sociais, dentre outros mecanismos, orientem e supervisionem e que em casa os pais façam o mesmo, quando necessário e possível, pois se os pais dão um celular para o filho ou possibilitam uso de computador de mesa e outros dispositivos eletrônicos, precisam monitorar também, a fim de contribuir para um uso responsável e benéfico de diferentes mídias sociais.

Fontes:




terça-feira, 25 de agosto de 2015

Registro digital do plano Hipertextualizando sobre o uso do whatsapp


Olá!

Realizando um registro digital, requisitado pela administração do curso TIC 2015(plataforma e-proinfo), convido os internautas que acessarem este blog a visitarem alguns espaços virtuais e acompanharem a elaboração, a análise e o desenvolvimento do plano de trabalho do grupo que integrei. 

Foi uma experiência significativa, para os que propuseram a atividade, para a professora regente e alunos envolvidos e, embora, a tenhamos executado em tempo hábil, somente agora pude registrá-la, de forma aproximada, do que foi solicitado.

Primeiramente, formamos um trio de alunos do curso para elaborarmos o plano de trabalho solicitado, conforme post publicado às 15:19:30h, do dia 15/07/2015, em  http://aleconectada.blogspot.com.br/.

Durante a vivência prática da atividade, nos reunimos para analisar o plano, junto à professora convidada (Marilene carvalho, responsável por ministrar aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio, do CE Presidente Sarney). Acompanhem este momento via link http://aleconectada.blogspot.com.br/, postado no dia 21 de agosto de 2015, às 11:09h.



Diante do exposto, vivenciamos a prática do plano elaborado e analisado, junto a alunos do terceiro ano do Ensino Médio, do CE Presidente Sarney, em Bacabal/Maranhão, no período de 12 a 14 de agosto de 2015, conforme posts com fotos e vídeo, divulgados em 21 de agosto, nos horários 11:43, 11:50 3 11:53h e na manhã do dia 25/08/15, em https://www.facebook.com/IASDCENTRALDODISTRITOBACABAL

















O plano de trabalho, versão final, segue abaixo:

PLANO DE TRABALHO

1. Autores: Alessandra Cunha, Edilene Cruz e Ribamar Ribeiro

2. Escola: Centro de Ensino Presidente José Sarney

3. Tema: Hipertextualizando sobre o uso do wattsapp

4. Competências, saberes e capacidades:

Professor
  • Conhecer as possibilidades e vantagens didático-pedagógicas do uso do wattsapp na produção textual e hipertextual;
  • Reconhecer o wattaspp como ambiente favorável para o processo de ensino e aprendizagem escolar;
  • Estimular o uso do aplicativo wattsapp como recurso para auxiliar na apreensão dos conteúdos curriculares.

Aluno
  • Dominar a estruturação de hipertexto e o uso do wattsapp como recurso pedagógico;
  • Identificar as características de um hipertexto;
  • Produzir texto/hipertexto apresentando a funcionalidade e as possibilidades do uso wattaspp na atualidade.

5. Conteúdos:

5.1 Conhecimentos prévios sondados junto aos alunos, acerca de:
- concepções de texto e hipertextos;
- uso do whatsapp na atualidade.

5.2 Noções sobre texto e hipertexto

5.3 Características de um hipertexto

5.4 Funcionalidade do whatsapp e suas possibilidades de uso

6. Componente Curricular:

Língua Portuguesa

7. Público alvo:

Alunos do 3º Ano C – matutino.
8. Tempo Estimado:
5 h aulas de 45 minutos (período: 12 a 14 de agosto de 2015)

9. Recursos necessários:

  • Aparelhos celulares e outros dispositivos;
  • Computadores com acesso à internet;
  • Projetor para exibição e análise dos conteúdos da atividade proposta;
  • Cópia de texto sobre o uso do whatsapp

10. Sequência didática (estratégias de trabalho)

10.1 Formação da equipe de trabalho para:

- pesquisas individuais sobre o hipertexto, modelos de planos de trabalho e atividades sobre hipertexto;
- reuniões para fins de definição de tema da atividade, escola campo, público alvo, tempo estimado e elaboração da estrutura do plano de trabalho.

10. 2 Construção coletiva do plano de trabalho pelos cursistas envolvidos e elaboração e impressão de materiais de suporte (textos, termos de autorização de divulgação de imagens e sons, slides).

10.3 Apresentação e análise do plano de trabalho na escola campo indicada, no dia 05 de agosto de 2015, junto à professora regente de Língua Portuguesa na turma selecionada como público alvo, para fins de mobilização da mesma para a execução do trabalho e estabelecimento de tempo pedagógico para que esta se aproprie do conteúdo do plano e sinta-se segura para operacionalizá-lo, sendo que o plano já havia sido analisado, via e-mail, pela professora envolvida, desde a última semana de julho de 2015. Responsáveis: Cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

10.4 Apresentação e análise do plano de trabalho na escola campo indicada, junto aos alunos envolvidos, no dia 12 de agosto de 2015, a fim de mobilizá-los e provocar o seu protagonismo durante a execução da proposta. Responsáveis: Cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene a professora regente.

10.5 Dia 12/08/15 - Sondagem de conhecimentos prévios sobre concepções de texto, hipertexto e uso do whatsapp na atualidade, através de montagem de painel “O que entendo/penso sobre o whatsapp”. Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

10.6 Dia 12/08/15 - Exibição e análise de vídeo sobre o surgimento e uso do whatsapp na contemporaneidade. Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

10.7 Dia 12/08/15 - Leitura interpretativa de texto sobre o uso do whatsapp na atualidade. Responsável: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

10.8 Dia 13/08/15 - Exposição dialogada sobre hipertextualidade e apresentação de hipertextos, através do acesso a sites como http://g1.globo.com e http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipédia:Página principal, solicitando aos alunos que evidenciem diferenças e semelhanças entre os sites visitados, presença ou não de imagens, textos, arquivos sonoros, links, linearidade ou não de leitura, dentre outros aspectos. Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

10.9 Dia 13/08/15 - Organização dos alunos em dupla, para produção de hipertextos sobre o uso do whatsapp. Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

10.10 Dias 13 e 14/08/15 - Realização de atividades no Laboratório de Informática educacional da escola/LIED, com o uso das máquinas do local e/ou dispositivos dos alunos: alunos organizados em duplas, por computador ou seu dispositivo pessoal, para acessar páginas virtuais que apresentem exemplos/modelos de hipertextos(de forma orientada) e construírem hipertextos sobre a temática estudada, sendo que a construção do hipertexto deve ser orientada pela docente responsável e realizada via computador do LIED. Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

10.11 Dia 14/08/15 - Visitação das duplas aos computadores utilizados pelos colegas de sala para visualização rápida das produções do grupo(breve socialização dos trabalhos realizados). Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

10.12 Dia 14/08/15 - Divulgação dos hipertextos produzidos em redes sociais da escola e/ou utilizadas pelos alunos, por meio do uso dos computadores do LIED ou dispositivos pessoais de uso discente. Responsáveis: Professora regente e alunos observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

10.13 Dia 14/08/15 - Avaliação individual oral e escrita das atividades realizadas, por meio do aperfeiçoamento do painel “ O que entendia e o que entendo, agora, sobre o whatsapp” e relatos divulgados em grupo do whats, criado pela liderança da turma, sob orientação da professora regente de sala. Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

11. Avaliação

A avaliação ocorrerá de forma gradativa, por meio da observação da participação dos alunos, durante as exposições dialogadas realizadas, leitura e análise de textos e vídeos, construção e divulgação de hipertextos, a qualidade de suas produções orais e escritas, montagem de painel de aprendizagens prévias e construídas a partir da exploração do tema, relatos em grupo da turma no ambiente whatsapp, bem como sua habilidade para trabalhar em duplas e seu potencial criativo.

Haverá também avaliação externa do plano de trabalho por usuários que visitarão os blogs dos alunos do curso Ensinando e aprendendo com as TICs e o banco de atividades do Portal do Professor, bem como dos hipertextos construídos pelos alunos, por meio da visitação de usuários às redes sociais por estes utilizadas.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

Disponível em:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html (planos de aula sobre hipertextualidade)


http://piwik.seer.fclar.unesp.br/alfa/article/viewFile/1425/1126 (textoHipertexto e construção do sentidode Ingedore G. Villaça Koch














sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Finalização do plano da atividade do curso TIC 2015 - Hipertextualizando sobre o uso do whats

Olá.

Envio fotos do momento da sistematização do plano final da atividade do curso TIC 2015(e-proinfo): tema - "Hipertextualizando sobre o uso do whatsapp", desenvolvido junto a alunos do Ensino Médio (3° ano), do CE Pres. Sarney, em Bacabal/MA, sob regência da professora Marilene Carvalho.
Agradeço a Deus e aos demais envolvidos, a oportunidade de participar de um trabalho rico, atraente e promissor, como este.

#ameiproporeparticipardaconcretizaçãodesteplano






domingo, 19 de julho de 2015

Bom dia a todos!

Conforme afirmado anteriormente e, em tempo hábil, divulgo aqui o plano de atividade que constitui as atividades 2.7, 2.8 e 2.9 do Curso TICs 2015.

Podem contribuir à vontade.

@lê


PLANO DE TRABALHO

1. Autores: Alessandra Cunha, Edilene Cruz e Ribamar Ribeiro

2. Escola: Centro de Ensino Presidente José Sarney

3. Tema: Hipertextualizando sobre o uso do whatsapp

4. Competências, saberes e capacidades:

Professor
Conhecer as possibilidades e vantagens didático-pedagógicas do uso do whatsapp na produção textual e hipertextual;

Reconhecer o whatsapp como ambiente favorável para o processo de ensino e aprendizagem escolar;

Estimular o uso do aplicativo whatsapp como recurso para auxiliar na apreensão dos conteúdos curriculares.

Aluno
Dominar a estruturação de hipertexto e o uso do whatsapp como recurso pedagógico;
Identificar as características de um hipertexto;

Produzir texto/hipertexto apresentando a funcionalidade e as possibilidades do uso do whatsapp na atualidade.

5. Conteúdos:

5.1 Conhecimentos prévios sondados junto aos alunos, acerca de:
- concepções de texto e hipertextos;
- uso do whatsapp na atualidade.

5.2 Noções sobre texto e hipertexto

5.3 Características de um hipertexto

5.4 Funcionalidade do whatsapp e suas possibilidades de  uso

6. Componente Curricular:

Língua Portuguesa

    7. Público alvo:

Alunos do 3º Ano B – matutino.

8. Tempo Estimado:

5 h aulas de 50 minutos (período:  11 a 13 de agosto de 2015)

9. Recursos necessários:

Aparelhos celulares e outros dispositivos;
Computadores com acesso à internet;
Projetor para exibição e análise dos conteúdos da atividade proposta;
Cópia de texto sobre o uso do whatsapp

10. Sequência didática (estratégias de trabalho)

10.1 Formação da equipe de trabalho para:

- pesquisas individuais sobre o hipertexto, modelos de planos de trabalho e atividades sobre hipertexto;
- reuniões para fins de definição de tema da atividade, escola campo, público alvo, tempo estimado e elaboração da estrutura do plano de trabalho.

10. 2 Construção coletiva do plano de trabalho pelos cursistas envolvidos.

10.3 Apresentação e análise do plano de trabalho na escola campo indicada, junto à professora regente de Língua Portuguesa na turma selecionada como público alvo, para fins de mobilização da mesma para a execução do trabalho e estabelecimento de tempo pedagógico para que esta se aproprie do conteúdo do plano e sinta-se segura para operacionalizá-lo. Responsáveis: Cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

10.4 Apresentação e análise do plano de trabalho na escola campo indicada, junto aos alunos envolvidos, a fim de mobilizá-los e provocar o seu protagonismo durante a execução da proposta. Responsáveis: Cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene a professora regente.

10.5 Sondagem de conhecimentos prévios sobre concepções de texto, hipertexto e uso do whatsapp na atualidade. Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

10.6 Exibição e análise de vídeo sobre o surgimento e uso do whatsapp na contemporaneidade. Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

10.7 Leitura interpretativa de texto sobre o uso do whatsapp como recurso pedagógico auxiliar à produção textual e hipertextual. Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

10.8 Exposição dialogada sobre hipertextualidade e apresentação de hipertextos, através do acesso a sites como  HYPERLINK "http://g1.globo.com/"http://g1.globo.com e  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipédia:Página"http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipédia:Página principal, solicitando aos alunos que evidenciem diferenças e semelhanças entre os sites visitados, presença ou não de imagens, textos, arquivos sonoros, links, linearidade ou não de leitura, dentre outros aspectos. Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

10.9 Organização dos alunos em dupla, para produção de hipertextos sobre o uso do whatsapp. Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

10.10 Realização de atividades no Laboratório de Informática educacional da escola/LIED, com o uso das máquinas do local e/ou dispositivos dos alunos: alunos organizados em duplas, por computador ou seu dispositivo pessoal, para acessar páginas virtuais  que apresentem exemplos/modelos de hipertextos(de forma livre ou orientada) e construírem hipertextos sobre o uso do whatsapp na atualidade, sendo que a construção do hipertexto deve ser orientada pela docente responsável e realizada via computador do LIED. Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

10.11 Visitação  das duplas aos computadores utilizados pelos colegas de sala para visualização rápida das produções do grupo(breve socialização dos trabalhos realizados). Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

10.12 Divulgação dos hipertextos produzidos em redes sociais da escola e/ou utilizadas pelos alunos, por meio do uso dos computadores do LIED ou dispositivos pessoais de uso discente. Responsáveis: Professora regente e alunos observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

10.13 Avaliação oral e individual das atividades realizadas e também via grupo da turma envolvida, criado no ambiente do whatsapp, pela docente responsável ou líder da turma, por alunos que utilizem este aplicativo. Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.

11. Avaliação

A avaliação ocorrerá de forma gradativa, por meio da observação da participação dos alunos, durante as exposições dialogadas realizadas, leitura e análise de textos e vídeos, construção e divulgação de hipertextos, uso do whatsapp, a qualidade de suas produções orais e escritas, bem como sua habilidade para trabalhar em duplas e seu potencial criativo.

Haverá também avaliação externa do plano de trabalho por usuários que visitarão os blogs dos alunos do curso Ensinando e aprendendo com as TICs e o banco de atividades do Portal do Professor, bem como dos hipertextos construídos pelos alunos, por meio da visitação de usuários às redes sociais por estes utilizadas.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

Disponível em:

 HYPERLINK "http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html"http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html (planos de aula sobre hipertextualidade)

 HYPERLINK "http://piwik.seer.fclar.unesp.br/alfa/article/viewFile/1425/1126"http://piwik.seer.fclar.unesp.br/alfa/article/viewFile/1425/1126 (texto “Hipertexto e construção do sentido” de  Ingedore G. Villaça Koch

 HYPERLINK "http://www.dicio.com.br/saberes/"http://www.dicio.com.br/saberes/

 HYPERLINK "http://www3.catho.com.br/salario/action/artigos/Modelos_de_Habilidades_e_Competencias.php"http://www3.catho.com.br/salario/action/artigos/Modelos_de_Habilidades_e_Competencias.php

 HYPERLINK "https://youtu.be/PcZZwXQyeWI"https://youtu.be/PcZZwXQyeWI

 HYPERLINK "http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2002/GT.1/GT1_9_2002.pdf"http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2002/GT.1/GT1_9_2002.pdf

http://www.whatsappear.com.br/funcoes-whatsapp/

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Feliz tarde!

O nosso grupo de trabalho(Curso TICs 2015) está avançando em suas produções quanto à elaboração de um plano para propor realização de atividade em sala de aula, a ser executada por um professor regente, sobre a hipertextualidade e o uso do whatsapp.

Por favor, nos acompanhem no ambiente e-proinfo e sugiram, aqui no blog, algo que possa tornar o nosso trabalho ainda melhor:

Post da Alessandra "Análise do percurso", às 14:42:55 

Posts da Alessandra "Análise do percurso", às 14:51:47h e 15:06:12h 

Observação: Os posts, acima mencionados, foram publicados no dia 17 de julho de 2015

Att,
@lê




quarta-feira, 15 de julho de 2015

Boa tarde!!!!!

Conforme mencionei anteriormente, estou participando do curso Ensinando e aprendendo com as TICs (TIC 2015), via SEDUC-MA e uma das atividades propostas, sinaliza para a formação de duplas ou trios para realizar atividade em sala de aula sobre hipertexto e diferentes tecnologias. Sendo assim, integro um trio, junto ao Ribamar e a Edilene, devido às facilidades de nos reunirmos e produzirmos, de forma presencial.

Caso tenham interesse e queiram acompanhar nossa produção, é só navegar e verificar nosso post, do dia 15/07/2015, às 15:19:30:

Produção sob responsabilidade da Alessandra, Ribamar e Edilene

Att,
@lê

terça-feira, 14 de julho de 2015

Sabendo mais sobre hipertexto...

Olá, queridos.

Alê de volta... Convidada a "dar vida" a meu portfólio digital(este blog).

Compartilharei agora com vocês, algumas reflexões que fiz sobre hipertextos (atividade do curso Ensinando e aprendendo com as TICs /TIC 2015, via SEDUC/STE/MA), também disponível em Reflexões sobre hipertexto:


"A partir da visualização do vídeo indicado para estudo, dentre outros vídeos, destaco que:

- a reunião de informações em formato heterogêneo e de forma associativa e transversal e o uso de diferentes formas/meios para informar sobre algo e as possibilidades de interação e links, são elementos presentes no hipertexto e não no texto;

- o processo de leitura e escrita é modificado com a hipertextualidade porque são apontados diversos caminhos, várias escolhas, diferentes formas de organização da informação; há um favorecimento de produção não linear, via links. Cada leitor pode seguir caminhos diferentes, pois o texto é constituído por diversos hiperlinks;

- a hipertextualidade provoca mudanças no ensinar e no aprender, pois ao promover distintas conexões, informações diluídas em um ciberespaço e nortear um campo imenso de informações, permitindo livre escolha do indivíduo por quais caminhos seguir e em qual ordem, não há como pensar e agir junto a indivíduos que ensinam e aprendem da mesma forma e usando os mesmos meios, seguindo uma linearidade. Quem interage de forma hipertextual, ensina e aprende de forma singular/única."

Carinhosamente:
@lê