Conforme afirmado anteriormente e, em tempo hábil, divulgo aqui o plano de atividade que constitui as atividades 2.7, 2.8 e 2.9 do Curso TICs 2015.
Podem contribuir à vontade.
@lê
PLANO DE TRABALHO
1. Autores: Alessandra Cunha, Edilene Cruz e Ribamar Ribeiro
2. Escola: Centro de Ensino Presidente José Sarney
3. Tema: Hipertextualizando sobre o uso do whatsapp
4. Competências, saberes e capacidades:
Professor
Conhecer as possibilidades e vantagens didático-pedagógicas do uso do whatsapp na produção textual e hipertextual;
Reconhecer o whatsapp como ambiente favorável para o processo de ensino e aprendizagem escolar;
Estimular o uso do aplicativo whatsapp como recurso para auxiliar na apreensão dos conteúdos curriculares.
Aluno
Dominar a estruturação de hipertexto e o uso do whatsapp como recurso pedagógico;
Identificar as características de um hipertexto;
Produzir texto/hipertexto apresentando a funcionalidade e as possibilidades do uso do whatsapp na atualidade.
5. Conteúdos:
5.1 Conhecimentos prévios sondados junto aos alunos, acerca de:
- concepções de texto e hipertextos;
- uso do whatsapp na atualidade.
5.2 Noções sobre texto e hipertexto
5.3 Características de um hipertexto
5.4 Funcionalidade do whatsapp e suas possibilidades de uso
6. Componente Curricular:
Língua Portuguesa
7. Público alvo:
Alunos do 3º Ano B – matutino.
8. Tempo Estimado:
5 h aulas de 50 minutos (período: 11 a 13 de agosto de 2015)
9. Recursos necessários:
Aparelhos celulares e outros dispositivos;
Computadores com acesso à internet;
Projetor para exibição e análise dos conteúdos da atividade proposta;
Cópia de texto sobre o uso do whatsapp
10. Sequência didática (estratégias de trabalho)
10.1 Formação da equipe de trabalho para:
- pesquisas individuais sobre o hipertexto, modelos de planos de trabalho e atividades sobre hipertexto;
- reuniões para fins de definição de tema da atividade, escola campo, público alvo, tempo estimado e elaboração da estrutura do plano de trabalho.
10. 2 Construção coletiva do plano de trabalho pelos cursistas envolvidos.
10.3 Apresentação e análise do plano de trabalho na escola campo indicada, junto à professora regente de Língua Portuguesa na turma selecionada como público alvo, para fins de mobilização da mesma para a execução do trabalho e estabelecimento de tempo pedagógico para que esta se aproprie do conteúdo do plano e sinta-se segura para operacionalizá-lo. Responsáveis: Cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.
10.4 Apresentação e análise do plano de trabalho na escola campo indicada, junto aos alunos envolvidos, a fim de mobilizá-los e provocar o seu protagonismo durante a execução da proposta. Responsáveis: Cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene a professora regente.
10.5 Sondagem de conhecimentos prévios sobre concepções de texto, hipertexto e uso do whatsapp na atualidade. Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.
10.6 Exibição e análise de vídeo sobre o surgimento e uso do whatsapp na contemporaneidade. Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.
10.7 Leitura interpretativa de texto sobre o uso do whatsapp como recurso pedagógico auxiliar à produção textual e hipertextual. Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.
10.8 Exposição dialogada sobre hipertextualidade e apresentação de hipertextos, através do acesso a sites como HYPERLINK "http://g1.globo.com/"http://g1.globo.com e HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipédia:Página"http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipédia:Página principal, solicitando aos alunos que evidenciem diferenças e semelhanças entre os sites visitados, presença ou não de imagens, textos, arquivos sonoros, links, linearidade ou não de leitura, dentre outros aspectos. Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.
10.9 Organização dos alunos em dupla, para produção de hipertextos sobre o uso do whatsapp. Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.
10.10 Realização de atividades no Laboratório de Informática educacional da escola/LIED, com o uso das máquinas do local e/ou dispositivos dos alunos: alunos organizados em duplas, por computador ou seu dispositivo pessoal, para acessar páginas virtuais que apresentem exemplos/modelos de hipertextos(de forma livre ou orientada) e construírem hipertextos sobre o uso do whatsapp na atualidade, sendo que a construção do hipertexto deve ser orientada pela docente responsável e realizada via computador do LIED. Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.
10.11 Visitação das duplas aos computadores utilizados pelos colegas de sala para visualização rápida das produções do grupo(breve socialização dos trabalhos realizados). Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.
10.12 Divulgação dos hipertextos produzidos em redes sociais da escola e/ou utilizadas pelos alunos, por meio do uso dos computadores do LIED ou dispositivos pessoais de uso discente. Responsáveis: Professora regente e alunos observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.
10.13 Avaliação oral e individual das atividades realizadas e também via grupo da turma envolvida, criado no ambiente do whatsapp, pela docente responsável ou líder da turma, por alunos que utilizem este aplicativo. Responsáveis: Professora regente e alunos, observados pelos cursistas Alessandra, Ribamar e Edilene.
11. Avaliação
A avaliação ocorrerá de forma gradativa, por meio da observação da participação dos alunos, durante as exposições dialogadas realizadas, leitura e análise de textos e vídeos, construção e divulgação de hipertextos, uso do whatsapp, a qualidade de suas produções orais e escritas, bem como sua habilidade para trabalhar em duplas e seu potencial criativo.
Haverá também avaliação externa do plano de trabalho por usuários que visitarão os blogs dos alunos do curso Ensinando e aprendendo com as TICs e o banco de atividades do Portal do Professor, bem como dos hipertextos construídos pelos alunos, por meio da visitação de usuários às redes sociais por estes utilizadas.
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:
Disponível em:
HYPERLINK "http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html"http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html (planos de aula sobre hipertextualidade)
HYPERLINK "http://piwik.seer.fclar.unesp.br/alfa/article/viewFile/1425/1126"http://piwik.seer.fclar.unesp.br/alfa/article/viewFile/1425/1126 (texto “Hipertexto e construção do sentido” de Ingedore G. Villaça Koch
HYPERLINK "http://www.dicio.com.br/saberes/"http://www.dicio.com.br/saberes/
HYPERLINK "http://www3.catho.com.br/salario/action/artigos/Modelos_de_Habilidades_e_Competencias.php"http://www3.catho.com.br/salario/action/artigos/Modelos_de_Habilidades_e_Competencias.php
HYPERLINK "https://youtu.be/PcZZwXQyeWI"https://youtu.be/PcZZwXQyeWI
HYPERLINK "http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2002/GT.1/GT1_9_2002.pdf"http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2002/GT.1/GT1_9_2002.pdf
http://www.whatsappear.com.br/funcoes-whatsapp/
Alessandra,
ResponderExcluirseu Blog está muito bonito e com assuntos pertinentes a temática estudada. Parabéns!
Quanto ao projeto, muito bem desenvolvido, com todas as etapas. Só lembro que o tempo para execução é pequeno e penso quem em 5 aulas, já extrapolaria até o dia 13 de agosto como previsto finalizar.
Abraços a todos os componentes!
Tutora Nazaré