Projeto Introdução à Educação Digital
Compartilho com vocês uma ideia que julgo interessante e que desenvolvi,
nos meses de março e abril, do ano corrente, na Escola Encanto do Saber: o Projeto Introdução à Educação Digital,
direcionado a alunos de 1ª a 4ª série, atendidos nos turnos matutino e
vespertino.
O
objetivo do mesmo foi iniciar o processo de inclusão digital dos alunos
envolvidos, em ambiente escolar, de forma a favorecer a qualidade de sua
aprendizagem e possibilitar o desenvolvimento de habilidades referentes ao uso
do computador (Sistema Linux 3.0).
As
etapas desenvolvidas foram:
ü Elaboração
do Projeto junto à coordenação do Laboratório de Informática Educacional (LIED)
na escola e aos professores envolvidos;
ü
Atividade integradora: Árvore de sonhos
Objetivo: Registro das expectativas
discentes sobre o uso do LIED, da sala multimídias e da sala de aula em 2012.
ü
Exposição dialogada: Apresentação do computador como ferramenta
pedagógica (hardware e software) – demonstração prática e noções básicas sobre
o uso do computador (ligar, desligar, identificar gerenciador de arquivos,
criação de pastas, salvar documentos) – uso de projetor multimídia para
apresentação de slides e vídeos;
ü Oficina –
Aprendendo a utilizar o computador (realização de atividades em duplas);
ü Socialização
de regras para uso do laboratório(exploração de slides pelas duplas de
trabalho);
ü Socialização
coletiva das atividades realizadas em duplas.
A avaliação das
atividades realizadas com uso de TICs foi realizada por meio:
ü
da observação do desempenho de cada aluno;
ü
da realização das atividades propostas;
ü do registro
escrito das impressões dos alunos acerca das atividades desenvolvidas.
Os alunos e professores
envolvidos avaliaram positivamente o projeto e o impacto do seu desenvolvimento
na escola tem sido o uso contínuo, responsável e competente do Laboratório de
Informática Educacional (LIED), sala multimídias e salas de aula, por meio do
uso das TICs disponíveis, traduzido no fortalecimento da prática pedagógica
escolar.
Recursos utilizados:
Computador e seus acessórios;
Projetor
interativo multimídia;
Texto impresso;
Painel
ilustrado(árvore de sonhos);
Faixas;
Pincéis atômicos;
Fita adesiva.
Mural didático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário